Crianças agitadas na escola

Uma criança agitada em sala de aula não deve ser vista como uma interferência no desenvolvimento da disciplina

O excesso de agitação das crianças deve ser evitado, mas, quando acontecer, precisa ser encarado com naturalidade para reestabelecer a situação.

Crianças agitadas na escola, as principais causas

Esse tipo de comportamento na maioria das vezes é parte do perfil do aluno, mas, em alguns casos, a agitação pode ser sintoma de alguns transtornos, o que pode até mesmo gerar uma dificuldade de aprendizagem.

Independentemente da situação, é tarefa do professor lidar com os estudantes para extrair todo o seu potencial.

As crianças mais agitadas costumam ser as mais falantes, as mais brincalhonas e as mais alto-astral da turma. Elas também podem estar entre as mais participativas das aulas.

No entanto, esses alunos podem apresentar comportamentos incompatíveis com o ambiente escolar , como gritaria, choro compulsivo e agressividade.

Crianças agitadas na escola tendem a estimular os colegas a agir da mesma forma, estabelecendo um verdadeiro caos que prejudica o andamento da aula. É por isso que o corpo docente do colégio deve estar preparado para reestabelecer o controle dos alunos de forma calma, segura e eficiente.

A manutenção de ordem na sala de aula está relacionada com a experiência do professor.

Conforme os educadores praticam, eles aprendem boas técnicas que funcionam para o seu perfil profissional e, quanto mais convivem com a mesma turma, conhecem a fundo quem são os alunos mais agitados e a forma individual de tratá-los para contornar a situação.

A linha pedagógica da instituição de ensino também é importante, pois vai apontar o nível de permissividade e liberdade dos estudantes.

Leia também: Papel do professor na educação infantil

Em uma tradicional escola na Mooca, como no Colégio São Judas a liberdade cresce com o amadurecimento do aluno, mas sempre de forma assistida pela equipe pedagógica. Isso não quer dizer que outras metodologias de organização e aprendizagem sejam efetivas, apenas que elas têm formas distintas de abordar o assunto.

Apesar das particularidades presentes na educação, algumas táticas são eficazes para lidar com a desordem em todos os casos. Veja o que pode ser feito pela escola:

Relação professor e aluno

As crianças são especialistas em perceber quando os adultos se sentem afetados por uma situação, e sabem muito bem como tirar proveito dessa fragilidade.

Além disso, elas também são diretamente influenciadas pelas atitudes de seus professores, tornando ainda mais importante a pacificação rápida.

Professores que mantêm a calma, que falam sempre no mesmo tom de voz e que agem com naturalidade mesmo diante dos obstáculos conseguem conversar com o aluno que está causando a agitação, ou, se for o caso, com toda a classe, pedindo respeitosamente pelo silêncio.

Uma vez que as crianças se recompõem, é preciso explicar que o excesso de energia pode ser melhor aproveitado durante o intervalo ou no horário da saída, pois a sala de aula é um ambiente para outro tipo de aprendizado.

Casos graves das crianças agitadas na escola podem ser encaminhados à direção pedagógica e os pais podem ser chamados para ajudar a entender os motivos para o comportamento e a trabalhar junto com a instituição para melhorá-lo.

Atividades divertidas

Atividades lúdicas que permitem gastar bastante energia tendem a deixar as crianças menos agitadas, e o melhor momento para utilizá-las é um pouco antes ou durante o intervalo.

Diversificar as atividades em sala de aula também pode funcionar para manter a classe interessada e concentrada.

Para isso, os professores devem emendar atividades rápidas de serem feitas e sobre diferentes disciplinas, ou então dividir a sala em grupos para realizar uma aula sobre o mesmo assunto de diversas maneiras, como, por exemplo, pintura com uma ferramenta diferente para cada grupo.

A inserção de atividades lúdicas e a troca de ambiente também é muito favorável. Para isso, vale participar de uma aula ao ar livre, quadras ou outros lugares diferentes da sala de aula como acontece no Colégio São Judas.

Incentivar a leitura

São inúmeros os benefícios da leitura na escola: fortalecer o relacionamento professor e aluno; desenvolver a atenção, a concentração, a memória e o raciocínio; melhorar o vocabulário; permitir que a criança se depare com a diversidade do mundo.

Além de estimular a linguagem oral e minimizar comportamentos agressivos, hiperativos e arredios das crianças agitadas na escola. Por isso, o professor pode separar um momento diário para a leitura, de preferência na metade do período escolar, quando as crianças começam a ficar impacientes.

Uma música suave, ambiente a meia luz e voz baixa auxiliam os alunos a descansarem e a prestarem atenção ao educador. Ao final da atividade, eles estarão dispostos a discutir a história de forma muito mais organizada, um modo de aproveitar a sequência da aula com mais produtividade.

Leia também: Livros infantis que as crianças mais gostam

Transtornos de aprendizagem

Apenas 12,7% das crianças brasileiras têm chances de desenvolver um transtorno comportamental, por isso é essencial ficar atento ao diagnóstico, pois somente 3% dos pacientes que chegam aos consultórios médicos realmente precisam tomar algum tipo de medicação.

Aos seis anos de idade, já é possível identificar se uma criança está sofrendo de algum tipo de transtorno. Entre os mais comuns nas crianças agitadas demais estão o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e a ansiedade.

Na primeira, as crianças afetadas também são impulsivas, teimosas e levam mais tempo para completar o desenvolvimento motor e da linguagem. Na ansiedade, a agitação pode ser causada devido ao medo ou à expectativa, como a presença da família, e elas podem ser vítimas de bullying.

O papel da escola juntamente com a família é auxiliar a criança, pois quanto mais cedo se ter um diagnóstico melhor será o rendimento pedagógico e o convívio escolar e familiar.

5 Comentários
  • Elza Boechat
    Postado às 08:53h, 11 março Responder

    Entåo.
    A pergunta é.
    A criança tem problemas de relacionamento em casa devido sua mãe alcoolotra, separada do marido, 3 filhos depende de doaçoes para se alimentarem.
    É uma criança agitada por demais.
    Tem 8 anos e professora nenhuma, tem paciencia.
    É inteligente facilidade de aprendizado porem incomoda toda a turma no seu modo de agir.
    Como devo agirr com essa criança sem prejudica_lo?

  • Joice
    Postado às 14:13h, 29 abril Responder

    Ótimo… parabéns.

  • Joice
    Postado às 14:23h, 11 setembro Responder

    muito bom

  • Jesse
    Postado às 01:56h, 16 novembro Responder

    Boa noite! Estou a procura de uma escola para minha filha. Que não vê raça e nem cor, mais verifiquei o portfolio de vcs nao tem crianças negras e nem indígena.

  • Marina
    Postado às 21:18h, 10 maio Responder

    Tenho uma sala de 30 crianças de primeiro ano do ensino fundamental, São na maioria agitadas, agressivas, na~não gostam de copiar nada na lousa, demoram….
    tentei fazer grupos, parece que piorou.Chego em casa super estressada, mal humorada.
    Quuais sugestões podem me dar?

Postar um comentário

Podemos te ajudar?