10 out ETEC x Ensino Médio normal
O fim do Ensino Fundamental II e o início do Ensino Médio marcam a vida dos estudantes, é o primeiro grande momento de dúvidas quanto ao futuro. Chegando ao fim o nono ano, paira, em alguns pais e alunos, a dúvida: cursar o novo Ensino Médio ou fazer um curso técnico concomitante nas chamadas escolas técnicas?
A decisão não é simples e não há uma resposta certa sobre qual é o melhor caminho para se escolher. Tudo vai depender do perfil de cada aluno, da necessidade socioeconômica e das expectativas geradas pela família. Como ajudar o seu filho a escolher a melhor opção para o futuro?
Elencamos aqui algumas das características de cada uma das possibilidades de carreira a fim de que você possa ter mais argumentos para embasar essa decisão.
Trabalhar ou se dedicar aos estudos?
Em geral, os estudantes iniciam o Ensino Médio com idades entre 14 e 16 anos. Esse é um período da vida em que, para muitos, já é necessário começar a trabalhar, seja para auxiliar nas despesas em casa ou mesmo para que o adolescente possa ter um pouco mais de independência, ganhando o seu próprio dinheiro para gastar como bem entender.
Aqueles que já estão se encaminhando para o mercado de trabalho, de uma forma ou de outra, possivelmente terão mais facilidade em se adaptar a uma ETEC. Isso acontece porque o foco se divide entre o Ensino Médio e as disciplinas profissionalizantes. Essa divisão, por certo, pode trazer prejuízos ao percurso formativo nas disciplinas de Ensino Médio aos alunos.
Dependendo do curso e da matriz curricular, essa mescla de disciplinas pode ocorrer a partir do primeiro ano, ou no final do terceiro. Atenção à duração dos cursos técnicos!!!!!!!!
Dependendo da área, poderão exigir mais disponibilidade de tempo, ou mais tempo para a conclusão.
Por outro lado, os estudantes que ainda têm dúvidas sobre quais carreiras vão seguir no futuro ou, ainda, não têm uma necessidade fundamental de entrar rapidamente no mercado de trabalho, podem sentir-se mais à vontade cursando o novo Ensino Médio, uma vez que lá poderão ter mais tempo para se dedicarem aos estudos e se prepararem para os melhores vestibulares. Aí sim começa, se aprovados e com uma boa base, a ser traçado o futuro profissional dos alunos.
Orientação vocacional é um diferencial
Independente da escolha a ser feita, é fundamental que a escola do Ensino Médio ofereça ao aluno suporte no que diz respeito à orientação vocacional.
Nessa faixa etária, os adolescentes ainda estão vivenciando um período de descobertas e transformações, de forma que, mesmo aqueles que parecem estar mais certos sobre qual caminho seguir, podem decidir mudar de ideia quando, de fato, começarem a vivenciar a prática.
No Colégio São Judas Tadeu, por exemplo, há suporte para que o estudante tenha melhores condições de escolher qual carreira vai seguir no futuro. Para isso, há o Projeto Profissões, que é gratuito, oferecido no contraturno e conta com a participação de profissionais que atuam no mercado nas mais diversas áreas, orientando os alunos na construção de um projeto de vida.
Envolva a escola no processo de decisão
Para os pais, qualquer informação extra sobre o rendimento escolar do filho sempre é bem-vinda. Assim como em toda a vida estudantil, esse é um momento em que você, como pai/mãe de aluno, deve se envolver no dia a dia da escola, conversando com a equipe pedagógica e com os professores.
Eles vão poder apontar com mais precisão algumas aptidões percebidas em sala de aula, dando indicativos de quais caminhos podem ser mais interessantes para o seu filho seguir.
Lembre-se de que a decisão final é dele, mas esse processo deve ser amplamente dialogado em conjunto com toda a família, visando a oferecer o melhor suporte possível a quem está prestes a iniciar uma nova jornada.
A escola, de uma maneira geral, não pode ser vista apenas como uma obrigação. Na verdade, ela é o ponto de partida para o início de algo muito maior e que nem sempre está claro para os estudantes nessa fase da vida. Erros e acertos fazem parte do processo, o importante é certificar-se de que o seu filho está satisfeito com a decisão que tomou.
Escolher a melhor opção precisa de atenção e de muita pesquisa. Assim, fica mais fácil entender os caminhos a trilhar no presente para ter um ótimo resultado no futuro. Se você está procurando escola na Mooca, que ofereça um excelente Ensino Médio, conheça o Colégio São Judas Tadeu, que é uma escola renovada, cheia de vida e plenamente adaptada à educação do século XXI.
Sem comentários