Projetos – uma nova estratégia para um ensino melhor

A educação é um processo dinâmico, possui um poder transformador, que prepara o educando para vida social, e tem como um de seus principais objetivos a compreensão crítica da realidade e participação coletiva na transformação social. Sendo assim, o CSJT leva o aluno para além dos conteúdos curriculares,inserindo-o na realidade e contexto dos assuntos trabalhados, para assim construir novos conhecimentos por meio das experiências vividas, despertar a consciência crítica e ampliar o repertório cultural e a visão de mundo.

Para criar esse repertório, o Colégio São Judas Tadeu tem desenvolvido vários projetos nos últimos anos, buscando ampliar o repertório do corpo discente e inseri-lo nas exigências do século XXI. Merecem destaque:

Projeto Integrador – PI

A partir de um diálogo constante entre os conteúdos programáticos de todas as áreas do conhecimento, os alunos articulam saberes por meio de um Projeto Integrador, PI, cuja finalidade é promover a aplicação dos conceitos em situações-problema de diversas naturezas, desenvolvendo, simultaneamente, as capacidades de pensar e de agir.

O PI do Colégio São Judas Tadeu é uma atividade que tem o objetivo de desenvolver as competências que estão sendo adquiridas nos ensinos Fundamental e Médio. O projeto culmina com a apresentação de um trabalho ou de um produto interdisciplinar ou transdisciplinar sobre um tema da atualidade, proporcionando a chamada aprendizagem significativa, ou seja, a aprendizagem que fará sentido para o aluno. Para tanto, o professor-orientador poderá recorrer a problemas específicos relacionados à vida das pessoas ou a estudos/pesquisa de temas relevantes.

Os Projetos Integradores fazem parte de todas as matrizes curriculares do CSJT.

Projeto Profissões: Profissões, passado, presente e o novo profissional

O Projeto Profissões do Colégio São Judas Tadeu tem como objetivo proporcionar aos adolescentes o conhecimento da diversidade das profissões e possibilitar a construção de conhecimentos sólidos sobre o mercado de trabalho e as competências necessárias para o desenvolvimento profissional, além de desenvolver essas habilidades através de dinâmicas, palestras, vídeos e orientação vocacional.

As inovações tecnológicas, organizacionais e de mercado têm impulsionado profundas transformações no mundo do trabalho. Diversas profissões com conteúdos inovadores estão sendo criadas, visando a acompanhar o ritmo das mudanças. Transformações estruturais nas relações de trabalho também têm sido observadas. Como consequência dessas transformações, o empreendedorismo tem sido a alternativa para a geração de emprego e renda.

A educação complementar valoriza os temas transversais, o tema profissões busca propor discussões que valorizem os diferentes tipos de trabalho como forma de expressão cultural.

Com esses pressupostos a serem estudados, o adolescente passará a conhecer o perfil do profissional no mercado de trabalho atual e a expectativa desses profissionais no futuro, as diversidades de profissões e suas contribuições na sociedade, favorecendo a construção da identidade pessoal com novas perspectivas e projetos de vida, além de contribuir para uma escolha mais consciente de carreira futura.

 Projeto de Vida

  A aprendizagem deve estar ligada ao modo como cada um reconhece a si mesmo e se coloca diante do mundo. Por isso, ao longo de toda a trajetória, os alunos do Colégio São Judas Tadeu são instados a refletir sobre como se veem e o que querem para si, socialmente e no mundo do trabalho. 

  Esse aprendizado é construído, levando em consideração o indivíduo, o cidadão e o profissional por meio de práticas que visam à construção da identidade, da autoestima e do autoconhecimento, à inclusão social e cultural, à participação ativa criativa e construtiva na sociedade e às competências técnicas com foco no trabalho em equipe. O projeto de vida  tem sempre a tutoria dos professores.

    O Projeto de Vida está organizado em 6 (seis) núcleos temáticos, por meio dos quais se desenvolvem os seguintes programas:

 1- Identidade – linha da vida; carreira a seguir.

2- Resolução de Problemas-  problemas cotidianos; intervenção social

3- Criatividade e Inovação – fuga da rotina colocação das ideias no papel.

4- Comunicação – produção de textos orais e escritos;  comunicação e redes sociais.

5- Pensamento Crítico – argumentação; crise de imagem e redes sociais.

6- Diversidade – avaliação de privilégios;preconceito.

Esquematizado, o Projeto de Vida é desenhado da seguinte maneira:

 Oficina de Redação

 A Redação é um dos pontos de maior relevância para obtenção de uma vaga em instituições de ensino superior ou para um bom desempenho no Enem.

Uma boa produção de texto é aquela cujo autor demonstra vasta cultura geral, prova por meio de raciocínio concludente que sabe argumentar com coerência e apresenta deduções que denotam a verdade de sua conclusão por se apoiar em premissas

admitidas como verdadeiras. Por esses motivos é que a redação tem um grande peso na nota.

O CSJT com o Projeto Redação tem como objetivo auxiliar seus alunos do Ensino Médio a saber escrever, expressar-se, relacionar ideias, criar argumentos, articular soluções. Essas são habilidades que serão exigidas de nós a todo tempo por toda a vida. Se pensarmos no vestibular como o início da passagem para uma vida adulta, podemos considerar a redação como uma amostra daquilo que faremos constantemente como profissionais adultos: resolver problemas.

 Atualidades

O projeto Atualidades tem como função básica oferecer aos estudantes diferentes conteúdos que transitam no mundo moderno, possibilitando uma formação geral para compreender, relacionar os principais problemas das questões contemporâneas e buscar soluções. Além disso, o Projeto amplia a capacidade argumentativa e desenvolve o senso crítico dos discentes, capacitando-os a compreender as transformações socioculturais do Brasil e do mundo.

 Esportes

O CSJT oferece aos estudantes dos Ensinos Fundamental 1 e 2 e do Médio atividades esportivas em diferentes modalidades. Essas práticas desportivas, muito além dos aspectos biológicos e do desempenho físico, visam ao desenvolvimento integral de seus estudantes, respeitando seus estágios e fases de crescimento com o objetivo de promover a sociabilidade, o amadurecimento emocional e psicomotor do indivíduo.

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